O PROGRAMA

Normalmente as crianças provenientes do S.O.S. Criança costumam chegar sem nenhum recurso básico (ausência de roupas, calçados, higiene pessoal e saúde debilitada). Destacamos que para realização desse trabalho contamos com a parceria efetiva de empresas, bem como pessoas físicas, que colaboram mensalmente com os recursos de primeiras necessidades como alimentação, produtos de higiene pessoal, limpeza e recurso para manutenção da Entidade.

• Escolarização:
As crianças freqüentam escolas públicas da região. Dentro do programa é desenvolvido um trabalho de reforço escolar/alfabetização devido a dificuldade que a maioria apresenta em acompanhar as atividades do ensino escolar.

• Profissionalização:
A partir dos 14 anos os adolescentes são incluídos em cursos profissionalizantes e/ou na condição de qualificação profissional. O Teatro Alfa proporciona aos adolescentes estágios como auxiliar técnico de palco (som e iluminação), para posteriormente inseri-los no mercado de trabalho. O Hotel Intercontinental inclui o adolescente que irá completar 18 anos, (e não resgatou nenhum vínculo familiar) em seu quadro de funcionários. Visamos num futuro próximo a ampliação do número de parcerias com as empresas bem como o apoio de outros empresários para melhorar ainda mais o desenvolvimento deste programa.

• Trabalho com as famílias:
Faz parte também da dinâmica do trabalho da equipe técnica (Assistente Social e Psicólogos) localizar familiares, parentes e padrinhos com intuito de aproximá-los, resgatando assim os vínculos familiares.